Nossa atuação

O Lar do Alvorecer Marlene Nobre constitui vários departamentos assistenciais, com o objetivo de ordenar as atividades realizadas. A diretoria eleita a cada três anos, é responsável por todos os trabalhos organizados pelos 14 departamentos. Ao todo são mais de 200 voluntários, que prestam diversos serviços à comunidade, conforme a estrutura organizacional em Diadema - SP.

Creche Lar do Alvorecer

Desde 1977, atende crianças carentes na faixa etária de 03 meses a 12 anos de idade, em regime de semi-internato de segunda a sexta-feira, das 07h às 17h. Possui aproximadamente 250 vagas. Os cuidados prestados às crianças consistem em: alimentação adequada (quatro a cinco refeições) e todas as demais atenções para saúde física e mental.

Infância e Juventude

Ministra cursos de evangelização cristã e orientações gerais, para um grupo de aproximadamente 500 crianças, além de oferecer lanche ou sopa ao término de cada atendimento. Participam das atividades e festividades efetuadas pelo Corpo de Pedagogos e Voluntários do Grupo. Também oferece: acompanhamento escolar, orientação pedagógica e psicológica, musical e espiritual; comemorações e festividades gerais e populares, civis e religiosas; atendimento das crianças e mães do Clube de Mães, no Berçário.

CECOR - Centro de Convivência e Renovação

Desde 1990, ministra cursos profissionalizantes para adolescentes carentes da região e tem como objetivo educar, moralizar e profissionalizar os discentes preparando-os para uma vivência digna e honrada, dentro da sociedade. Oferece cursos teóricos de Informática, Auxiliar Administrativo e outros, além de aulas práticas de Corte e Costura, Pintura em Tecido, Cuidador de Idoso e outros.

Toda a produção é revertida para o Bazar Beneficente da entidade e para a aquisição de insumos do próprio Departamento.

Clube de Mães

O Clube de Mães foi fundado em 1978, e atua junto às mães da comunidade, através de aulas teóricas e práticas, visando não só uma vivência mais fraterna dentro da sociedade em que vivem, mas também para prover um auxílio financeiro ao lar. A produção é revertida para o Bazar Beneficente da entidade e para a aquisição de insumos.

Cursos - Aulas Práticas
  • Controle da Natalidade;
  • Noções Gerais da Legislação Trabalhista;
  • Noções de Higiene e Profilaxia;
  • Noções Gerais de Marketing;
  • Os Filhos;
  • Criação e Educação;
  • Princípios Morais e outros.
Cursos - Aulas Teóricas
  • Tricô;
  • Crochê;
  • Artesanato;
  • Pintura em tecido e outros.

Médico com um setor de Oftalmologia

Funcionando há 52 anos, o departamento oferece atendimento médico gratuitamente para pessoas carentes da região de Diadema - SP, através de consultas médicas, fornecendo remédios necessários e procurando, dentro das possibilidades, encaminhar e providenciar cirurgias e exames.

Possui um Setor de Oftalmologia, cujos especialistas atendem em seus consultórios particulares gratuitamente, assim como Óticas, que fazem doações de óculos, a um contingente expressivo de pessoas carentes.

Dentário com um setor de Prótese

Profissionais voluntários realizam o tratamento dentário no consultório da própria entidade e externamente, em consultórios próprios. o Setor de Prótese também tem um atendimento relevante, produzindo uma média anual de 100 próteses e pontes, em caráter totalmente gratuito.

Dispensário de Remédios

Avia receitas médicas, duas a três vezes por semana, sendo também utilizado pelos médicos e dentistas voluntários dos departamentos Médico e Dentário.

Enfermagem

Tendo pouca atuação, efetuando: verificação de Pressão Arterial, curativos e doando dentro das possibilidades, gases, esparadrapo, pomadas e cremes obedecendo prescrição médica.

Jurídico

Tem uma atuação ativa com os profissionais da área jurídica, efetuando orientações gerais e encaminhamentos e outras providências quando possível, para a clientela carente.

Assistência à Gestante

Atua, junto às gestantes, realizando cursos de Orientação e Apoio à Gestante carente e doando enxovaizinhos para bebês e outros, dentro das possibilidades.

Instituto da Família

Realiza um trabalho de acolhimento espiritual e físico, através de orientações e apoio psicológico e doando dentro das possibilidades e recursos financeiros, complementação de gêneros alimentícios, leite, kits de limpeza e kits dentário, bem como, aquisição de refrigerador, cama, colchão, fogões, tanquinhos e outros.

Colmeia de Luz

Departamento modesta, que acolhe pessoas carentes e oferece palestras, passe, esclarecimentos e distribui materiais (tecidos, linhas, lãs, agulhas, etc.) para confecção de prendas, para o Bazar Beneficente da entidade.

Manutenção e Expansão

Desenvolve atividades expressivas nas áreas de hidráulica, elétrica e mecânica, nos prédios locados em Diadema (quatro) e em São Paulo (um).

Assistência Social

Possui 12 Setores atuantes, em benefícios das famílias matriculadas no Departamento. São eles: triagem; cadastramento; auxílio financeiro; cabeleireiro; clube da terceira idade; e distribuição de gás. Também distribui produtos alimentícios (sopa, gás leite em pó e outros), roupas, calçados, material escolar e auxílio à moradia.

Cada setor possui um supervisor, que desempenha as atividades pertinentes a cada um deles, inclusive os dados estatísticos. As famílias matriculadas, após devida triagem, são acolhidas no Departamento usufruindo de todos os benefícios oferecidos, pelos setores acima mencionados, de acordo com o grau de carência. O Setor de Auxílio à Moradia sempre realiza previamente a visita domiciliar para análise da situação do carente e, verificação do grau de necessidade do mesmo.